O conjunto de materiais elaborados para este nível de ensino está condizente com o momento atual da educação em consonância com a BNCC, a qual tem exigido novos conhecimentos e práticas dos professores. Nestes materiais, os educadores podem ter a certeza de estarem encontrando propostas para recriar o seu cotidiano.
As premissas fundamentais para a articulação dos saberes das diversas áreas de conhecimento escolar, nesta proposta curricular, favorecem uma aprendizagem significativa e funcional. O conjunto de situações didáticas enriquece o cotidiano de sala de aula, pois instigam a curiosidade, possibilitam a investigação e propiciam a articulação dos conhecimentos para serem utilizados durante a vida, levando-os para o mercado de trabalho.
As seqüências didáticas dos materiais foram desenvolvidas a fim de os alunos poderem construir significados e atribuir sentido ao que aprendem na escola. É referência educativa para o SPE a função deste nível de ensino: dinamizar o desenvolvimento dos alunos por meio de um conjunto de saberes e formas culturais. O que se revela nesses posicionamentos é a idéia de uma formação cidadã em que os alunos (re)criam a cultura, compartilhando as produções científicas, técnicas e artísticas próprias do mundo em que estão imersos
As interações entre o desenvolvimento cognitivo, moral e socioafetivo, são responsáveis pelas formas de organização do pensamento e das ações. Ou seja, privilegiamos as situações que viabilizam a incorporação das novas aprendizagens à estrutura de conhecimento do estudante, fazendo com que as possibilidades de explicação e de compreensão do mundo sejam enriquecidas.